Diabete

 

 

 

Definição
Diabete Mellitus é uma condição caracterizada por um aumento patológico da concentração de glicose no sangue. Responsável por esse fenômeno é a falta absoluta ou relativa de insulina, um hormônio secretado pelo pâncreas e ilhotas de Langherhans essencial para o metabolismo dos açúcares. Considera-se níveis normais de glicose no sangue, até ao valor de 110 mg / dl, valores entre 110 e 125 definem a condição de glicemia de jejum alterada (IFG). De glicose no sangue igual ou superior a 126 mg / dl. São suficientes segundo a Associação Americana de Diabete no momento do diagnóstico de diabete. O diagnóstico de diabete e alguns com valor = 200 mg / dl, detectada em qualquer hora do dia ou duas horas após uma carga de glicose. Glicose valores variando de 140 a 200, após uma carga de glicose, em vez de tolerância à glicose definir diminuída (TGD). IFG e IGT pode evoluir ao longo do tempo a uma diabete full-blown.

 

 

O diabete

  
Uma doença crônica como o diabete também envolve dificuldades específicas psicológico, é uma condição, que é preciso aprender a enfrentar diariamente.
Primeiro problema fundamental é a aceitação do diagnóstico, muitas vezes um verdadeiro desperdício "para superá-la, o paciente deve ser capaz de chegar para assumir a responsabilidade pela sua própria saúde, acreditando que, se seguido regularmente e terapia, regras de autocontrole e os hábitos alimentares adequados, você pode gestir bem a situação.
Em outras palavras, a capacidade de se sentir bem, mesmo com diabete, está em suas mãos. Outro problema decorre de relações com os outros, não-diabéticos, o medo de não ser aceito, de ser objeto de preconceito bobo, por ser considerado "diferente". Na verdade, a sua melhor condição diabética é como foi bem aceito pelas pessoas com quem vivemos e trabalhamos. A reação mais freqüente da pessoa com diabete é silenciar o seu estatuto: ele pode realmente causar mais estresse do que falar sobre isso abertamente. Em qualquer caso, é melhor não  esconder a realidade das pessoas que vivem mais perto, o que não é difícil de explicar e demonstrar que o diabete é uma condição que, se mantida sob controle, pode viver uma vida muito normal, simplesmente com alguns precauções.


 

 

Mas não me faz sentir "diferente"?

 

Não, não há esse perigo, cabe a você explicar o que é diabete, e que muitas pessoas, incluindo os chamados "normais", é diabética e não sabe. Especialmente desde que ela não é uma doença mas uma condição que pode manter sob controle, na maioria das vezes simplesmente com uma maior atenção à dieta e fazendo um pouco "de esporte ou atividade física.

 

 

 

O que colocar na mesa

Editado por: Antonio Cimino, Diabete e Educação Terapêutica Unidade da Civili Spedali de Brescia, Modus reviu os alimentos mais comuns.



 

Separamos as frutas pela conteúdo de açúcar:

Primeiro Grupo (5g de açúcar)

Morango, pêssego, melancia, melão, limão.

Segundo Grupo (10g de açúcar)

Pera, cereja, bacaxi, laranja, maça, ameixa, figo da índia,kiwi.

Terceiro Grupo (15g de açúcar)

Uva, caqui, figo, banan, mexirica.


 

 

O que é melhor reduzir


Carnes (contém proteína e gordura) da carne podem ser seguramente alternando com queijo ou legumes. De modo que não é necessária a cada dia. A carne vermelha, rica em gordura, se deve preferir a branca (frango, peru, coelho), que foram mais digestíveis, ou ainda melhor peixe.



Proteína que contém e gordura


As carnes mais gordas (salame, mortadela, salsicha), devem ser ingeridas raramente. É melhor optar por presunto (retirar a gordura), cozido ou carne-seca.


Ovos e laticínios (que contêm proteína e gordura)


Os ovos, muito ricos em proteínas (e colesterol), não devem aparecer em cima da mesa mais de duas vezes por semana, no lugar e não além de carnes e queijos. Atenção: Os ovos são um ingrediente em molhos (maionese) e sobremesas.



   Leite e derivados (que contêm proteína e gordura)


Fundamental para o crescimento, a fonte (mas não só) principal de cálcio, o leite é considerado como um alimento (e bebida), alto teor de gordura e não muito digerível. Os queijos são ricos em proteínas, gordura e sal ao leite. Fresco e semigrassi (mussarela) devem ser preferidas às gorduras (gorgonzola, parmesão).



Condimentos (com gordura)


Manteiga, cozido torna-se especialmente o colesterol puro, pode ser seguramente substituídos pelo azeite (que já ganhou a sua batalha contra os óleos de sementes). E então .. temos a certeza de que precisamos de mais tempero na cozinha?

 


Álcool (contém açúcar)


Quem quer reduzir o consumo calórico (em soma, em perda de outras palavras de peso) faz melhor reduzir o consumo de álcool: 7 calorias por grama de álcool meia garrafa acaba "pesando" o que um prato de massa boa, com a diferença que, em vez tirar o apetite, o álcool aguça o apetite. 

 
O que é melhor comer 


 


Legumes (contém proteína, fibra e vitaminas)


Os feijões, lentilhas, ervilhas, grão de bico, soja e contêm fibras e valor protéico da carne, mas não contêm gordura. Uma classe de alimentos, para ser promovido, tanto pela  facilidade de preparo (produtos enlatados não perder muito de seu valor nutritivo) e para o efeito saciante. Nada impede que você temperada com especiarias ou adicioná-los aos pratos de cereais.


  
Legumes (que contêm fibras e vitaminas)


Estes alimentos são ricos em fibras e vitaminas, mas pobres em açúcar e calorias tanto que pode ser comido sem levar em conta a quantidade. Alface, abobrinha, cenoura, pepino, devem ser utilizados, in natura e cozidos.



Frutas (contêm fibras, vitaminas, açúcares)


Se uma maçã por dia mantém o médico longe não é, bom .. Há certamente . Frutos ricos em fibras e vitaminas têm um teor de açúcar certo. Em vez de uvas, caqui, figo, banana e frutas exóticas melhor escolher as frutas com menos açúcar: peras, maçãs, frutas cítricas.



Cereais (carboidratos, fibras)


Pão, massas é substituto (bolachas, pão torrado), as batatas são alimentos ricos em fibras e açúcares complexos que são absorvidos lentamente. Deve ser a principal fonte de energia e o elemento mais importante do cardápio, com uma preferência, se possível, em pedaços. A sua utilização depende, naturalmente, dos objetivos de peso.


 

 

Ler os rótulos


Quando você comprar enlatados, congelados ou embalados devem sempre olhar etiquetas. De fato, nós muitas vezes não imaginamos encontrar açúcar em um molho de tomate ou de ervilha em conserva, muito menos em um presunto ou salame, e mesmo na pizza. Bem, parece incrível, mas a quantidade de produtos que usam açúcar como um auxílio para a preservação, como a acidez ou milhares de outras razões, é verdadeiramente surpreendente.
Então, enquanto lê o rótulo se possuem conservantes e corantes, não se esqueça de verificar também os açúcares.


 
 DIABETE E O ESPORTE

 

 

 


Esporte aeróbico e anaeróbico



- Futebol

- Baixa velocidade de Tênis

- Esqui cross-country (lento) Vôlei

- Natação (lento) Basquetebol

- Ciclismo (lenta, piano) Esqui Alpino

- Dança Aeróbica Musculação

- Ciclismo pista de patinação, fácil de curso curto

 


Editado:

Que esporte - atividade física e diabete
Dr. Gerardo Corigliano - Chefe da AID Serv Diabete ASL Nápoles 1 - Presidente A.N.I.A.D.